Cotidiano

Corredor Cultural Wellington Santos “Irmão” recebe nova exposição

17/02/2021
Conteúdo baseado em release

“Aiyê Mi Terra Minha”, exposição do artista Allan D’Xangô, está aberta ao público até o dia 23 de fevereiro, no Corredor Cultural Wellington Santos “Irmão”, na sede da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap). A mostra faz parte dos editais da Lei Aldir Blanc. 

Allan D’Xangô é um artista visual sergipano que encontra na pintura, no grafite e na musicalidade percussiva do Afoxé Di Preto, as possibilidades de que precisa para estar sempre em movimento. A expografia traz para os visitantes 10 obras que falam sobre a relação dos Orixás com a terra. Segundo D´Xangô, seu trabalho objetiva levar ao público um pouco mais da cultura afro-brasileira: “nossa proposta é trazer ao público algo mais do conhecimento e da riqueza da cultura proveniente do Candomblé.  Para isso, as obras contarão com etiquetas explicativas sobre cada ORIXÁ”, explica o artista.

 

Grupo União Capoeira do Mestre

 

O grupo União Capoeira do Mestre Lázaro (Preto Velho), durante o evento de abertura da exposição, fez um apanhado da cultura negra através das músicas, histórias, ritmos e dança de origens africanas. O grupo contempla atualmente mais de 200 jovens e adultos, na cidade de Aracaju, com aulas de capoeira - esporte reconhecido mundialmente como patrimônio imaterial da humanidade.

 

Mestre Lázaro fez questão de agradecer à presidente da Funcap, Conceição Vieira, pelo trabalho desenvolvido à frente da instituição: “queria agradecer a presidente, o Governo do Estado e o Governo Federal por nos dar essa oportunidade de ajudar alguns mestres de capoeira que realmente necessitam e precisam, no momento difícil de pandemia que estamos passando”.

 

A Lei Aldir Blanc foi realizada com recursos da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
 

post
(Fotos: Divulgação)
Warning (4096): Object of class AdminLTE\View\AdminLTEView could not be converted to string [APP/Template/Daily/daily_single.ctp, line 135]