Cotidiano

Sinfônica da Bahia apresenta Baile Concerto no próximo domingo

22/02/2021
Conteúdo baseado em release

Ainda que neste ano não seja possível brincar o carnaval nas ruas, a Orquestra Sinfônica da Bahia destaca a força e a importância das músicas carnavalescas e realiza mais um “Baile Concerto”, que já faz parte da programação de fevereiro em Salvador, desta vez em formato digital. É a quarta edição do projeto que marca a primeira live da OSBA com uma formação de orquestra e que vai contar com a presença de 57 músicos. O concerto, além de trazer no repertório grandes músicas do Axé que marcaram o carnaval da Bahia, faz uma homenagem a Moraes Moreira, com clássicos do cantor e compositor baiano como “Bloco do Prazer”, “Chame Gente” e “Pombo Correio”. A apresentação terá participação especial dos músicos Armandinho, Márcia Castro e Davi Moraes, filho do homenageado.  A live vai ao ar no dia 28 de fevereiro, às 11h, no canal do YouTube do Teatro Castro Alves, dentro da programação “Domingo no TCA” ( youtube.com/teatrocastroalvesoficial).  

post
Márcia Castro (foto: divulgação)

Um dos principais protocolos no combate ao novo coronavírus diz respeito à aglomeração de pessoas. As orquestras configuram corpos artísticos formados por dezenas de pessoas, além da equipe técnica, razão pela qual a OSBA explorou nos vídeos concertos em 2020 um repertório para pequenas formações camerísticas. Em 2021, após um ano de pandemia, respeitando as medidas sanitárias de combate à pandemia estipuladas pelas autoridades municipais e estaduais, a OSBA realiza sua primeira live em formato de orquestra, contando com a presença de 57 dos seus 73 músicos.  Até então, as lives realizadas pela OSBA foram com solistas ou pequenas formações camerísticas nos espetáculos com o Balé Teatro Castro Alves no projeto “Voltando aos Palcos” e que estão disponíveis no canal de YouTube do TCA. 

 


“A Sinfônica da Bahia se prepara para a sua primeira live desde que a pandemia começou com a função de fazer com que as pessoas fiquem em suas casas, curtindo e aproveitando todo o espírito do carnaval. A orquestra levará o carnaval até a casa de todos”, declara Carlos Prazeres, regente titular e diretor artístico da OSBA. O Baile Concerto teve início em 2018 e tem como premissa um verdadeiro baile carnavalesco, onde os músicos tocam fantasiados e o público, que também é convocado a se fantasiar, começa com um concerto sentado e termina com a plateia interagindo, dançando e cantando junto. O maestro ressalta ainda a importância da OSBA se integrar a uma festividade tão importante do calendário cultural baiano e de manter o concerto de carnaval ainda que em formato digital de live. “O carnaval é muito mais do que só uma festa de rua, o carnaval é um estado de espírito”, pontua Prazeres. Além da regência de Carlos Prazeres, o Baile Concerto de 2021 terá mais uma vez a direção cênica de Gil Vicente Tavares e solos do violinista Mário Soares, que além de músico de orquestra possui uma trajetória rica na música popular.  

 

Homenagem a Moraes Moreira: Para além da importância de Moraes Moreira para a música popular brasileira, o cantor e compositor baiano, que também integrou o grupo Novos Baianos, é uma das figuras mais importantes do carnaval de Salvador. Em abril de 2020, o músico nos deixou e o Baile Concerto da OSBA não poderia homenagear outra pessoa que não Moraes, relembrando seus grandes sucessos que evocam tantas memórias como “Preta pretinha”, “Bloco do Prazer”, “Chame Gente”, “Pombo Correio” e “Chão da Praça”.  O concerto terá participação especial do músico Armandinho, um dos seus grandes parceiros de composição e trio elétrico; do parceiro musical e filho do homenageado Davi Moraes; e da cantora baiana Márcia Castro. 

 

Para Carlos Prazeres “Moraes é a alma da Bahia. Sozinho e com os Novos Baianos segue marcando muitas gerações que vão assistir esta live com este time dos sonhos para homenageá-lo e levar o carnaval para nosso público”.  O maestro finaliza parafraseando a própria frase sobre o carnaval e dizendo que Moraes é muito mais do que somente um compositor, é um estado de espírito. 

 


O Domingo no TCA é uma iniciativa do Teatro Castro Alves, Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), que se compromete em ampliar e diversificar o seu público frequentador, oferecendo-lhe acesso a espetáculos qualificados, das mais diversas linguagens artísticas. Desde 2007, com mais de 150 edições e cerca de 200 mil espectadores, o projeto engloba apresentações de música, teatro, dança, circo, cinema, de variados estilos e proposições estéticas, da Bahia, do Brasil e do mundo.

 


A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA).
 

post
(Foto: Divulgação)
Warning (4096): Object of class AdminLTE\View\AdminLTEView could not be converted to string [APP/Template/Daily/daily_single.ctp, line 135]